top of page
Buscar
  • Foto do escritorEsdras Santos

Nothing Hill

Atualizado: 22 de mai. de 2020


Arquitetura e Entretenimento

Filme: Um Lugar Chamado Nothing Hill

Projeto: Rosmead Gardens - London, UK

Arquiteto: Thomas Allom

Cena onde os dois protagonistas, Anna (Julia Roberts) e William (Hugh Grant), invadem um jardim de uso controlado pelos moradores locais, pulam a grade metálica de proteção depois de um passeio vindo de um jantar entre amigos. Esse local faz parte de uma estratégia de ocupação do solo da cidade de Londres com áreas livres, chamada Communal Garden. Funciona como pequenos parques privativos onde os residentes locais tem o controle do acesso e são responsáveis pela sua manutenção e disciplina.

Quando olhamos a imagem do satélite podemos perceber a riqueza da proposta, são vários blocos de quadras intercalados por áreas de jardim, os espaços são ocupados como áreas de lazer para crianças e adultos, locais de repouso, descanso ou contemplação. Uma ótima solução para o problema dos parques urbanos que fecham as portas por falta de manutenção. A locação escolhida para as filmagens é um pequeno setor do programa de ocupação, chama-se Rosmead Garden, é aberto ao público aos domingos, das 12-17h, com acesso pela Rosmead Road.

Alta qualidade de vida é o resultado imediato dessa ação urbana, Os resultados indiretos talvez superem as expectativas das autoridades municipais, a presença de espaços verdes favorece a saúde mental e corporal, estimula a socialização, a criatividade e desenvolve o sentimento de zeladoria cidadã oferecendo subsídios para a formação de uma sociedade saudável. A Inglaterra que nos seus primeiros anos de feroz industrialização experimentou as mazelas advindas da carência de espaços saudáveis parece ter aprendido a lição. As ruas fétidas, monocromáticas e desestimulantes com suas casas insalubres deram lugar a uma revolução sanitária, humana e urbana.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page