Arquitetura e Entretenimento
Filme: Match Point
Projeto: Parliament View Apartments
Arquiteto: EPR Architects
Considerado um grande sucesso de público e crítica, este filme do diretor Woody Allen segue a linha comum aos seus trabalhos mais recentes, ambientados dentro de um contexto urbano marcante, com ótimo elenco, música excelente e muito humor. Porém, neste caso a veia cômica cedeu espaço para o drama e o suspense resultando em uma fórmula inusitada. O enredo conta as aventuras do ambicioso Chris (Jonathan Rhys Meyers) que se envolve em uma trama amorosa com Chloe (Emily Mortimer) e Nola (Scarlett Johansson) até um ponto em que se depara diante de um dilema e suas consequências surpreendentes.
Em uma das cenas, Chris e Chloe visitam o apartamento que ganharam como presente de casamento, trata-se do projeto Parliament View Apartments, um complexo residencial localizado na área central de Londres com 190 unidades de alto padrão e 8 coberturas adicionais formadas por uma sequência de níveis escalonados. O prédio constitui um exemplar de arquitetura moderna contemporânea inglesa locado em frente ao Rio Tâmisa na margem oposta ao Parlamento Britânico. Está disposto em formato curvilíneo de modo a ocupar com maior eficiência as dimensões irregulares do lote maximizando as vistas para a paisagem.
A implantação do edifício contempla uma praça de acesso elevada em relação à rua acomodando sob sua laje todas as vagas de garagem em um único piso, essa solução reforça o caráter de mirante do projeto que procura trazer as visuais da cidade para dentro das unidades residenciais.
A composição envidraçada da fachada funciona como um mosaico de reflexos com cores e formas variadas, busca - segundo seus autores - dissolver a massa edificada entre construções de estilos e épocas variadas oferecendo ao contexto urbano um novo elemento dotado de personalidade e discrição.